top of page

Programa “Porteiro Amigo do Idoso” soluções para a terceira idade

O aumento da população de idosos traz a necessidade de atenção e cuidados com as pessoas para que vivam mais e com qualidade de vida. Pensando em atender melhor essa parcela da população, foi feita uma pesquisa pelo Grupo Bradesco Seguros com cidadãos longevos do bairro de Copacabana, que apontou o porteiro como o “melhor amigo do idoso”.

O “Porteiro Amigo do Idoso” foi desenvolvido pelo Grupo Bradesco Seguros, sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova York (The New York Academy of Medicine) e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia.


José Geraldo Nogueira instrutor de formação profissional do Senac Juiz de Fora, fala sobre metodologia do curso, análise e a visão que o cidadão deve ter sobre o idoso.

A metodologia de ensino inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos.

 

Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.

Wilson Marques porteiro que trabalha há 30 anos no mesmo condomínio conta como ficou sabendo e a importância do curso para lidar com os idosos no dia a dia.

 

 

 

Juiz de Fora foi escolhida para integrar o programa por apresentar uma das mais altas populações de idosos do estado de Minas Gerais – 14% do total, de acordo com o IBGE.

 

A região atendida pelo curso abrange quatro bairros da cidade: Santa Helena, Jardim Glória, Cascatinha e São Mateus com maior população nesta faixa etária.

O programa “Porteiro Amigo do Idoso” está presente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, somando mais de 2 mil profissionais capacitados.

Adão Coutinho, porteiro há 11 anos, ficou sabendo da capacitação na empresa onde trabalha e lá foi incentivado a fazer o curso.

 

Como participante da primeira turma ele fala da importância de tratar bem os idosos e como o curso pode ser benéfico para a carreira dele e para a sociedade daqui a alguns anos.

A cidade receberá este ano quatro turmas do programa: setembro (27 a 29/09), outubro (18 a 20/10), novembro (16 a 18/11) e dezembro (5 a 7/12).

 

As aulas – inteiramente gratuitas – serão realizadas na sede do Senac Juiz de Fora, no Centro (Avenida Barão do Rio Branco, 3.053), das 13h às 17h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (32) 3212-3329 ou pelo e-mail logica@logicavirtual.com.

© 2016 por Veja o Bem. 

bottom of page