top of page

Moto clube: Tudo o que você não sabe 

Você já deve ter se deparado com um grupo de motociclistas viajando. Chama atenção pelas motos diferenciadas, pelo grande número de participantes e pelas jaquetas e emblemas. Quem são essas pessoas? O que as motiva a se reunir? 

Descobri que eles se reúnem em sedes e se encontram regularmente toda semana. Fui conversar com um desses grupos conhecido como Jaquetas Negras que comemora 17 anos esse ano.

No encontro semanal do motoclube me chamou atenção a parceria, as motos enfileiradas e as crianças! Sim. Elas participam acompanhando adultos que são sócios.

Conversei com elas e com a auxiliar de contabilidade, Adriana Ferreira que há 13 anos faz parte do Jaquetas Negras. Veja o vídeo.

Mulheres motociclistas

É interessante percerber a presença de três gerações de mulheres, o ambiente familiar, e Adriana que já foi entrevistada por ser mulher motociclista. O orgulho é tanto que a matéria da revista está emoldurada ao lado do banheiro feminino. Para ela não existe preconceito, como disse: “Nunca deparei com isso! Participo de outros grupos que tem mulheres também de outros motoclubes, nunca aconteceu não. (...) Tenho moto, viajo, trabalho no dia a dia de moto.”

Foto: Carla Baldutti folder da Revista
Foto: Carla Baldutti

Moto clube: a reunião dos apaixonados

 

Para entender mais sobre essa paixão por motos o policial militar Eraldo Ribeiro, há 5 anos como integrante, contou como é participar do motoclube, fazer viagens juntos, cuidar da moto, estar com os amigos. Em nossa conversa explicou: “A gente escolhe mais o motoclube pelos amigos, e não pelo escudo (...) o brasão vem em segundo lugar”. Confira:

Motociclistas x motoqueiros

Consenso entre eles, existe uma grande diferença entre motociclista, apaixonado por motos, viajar e curtir com amigos os momentos sobre duas rodas; e motoqueiro, que usa a moto para fins comerciais, abusa da velocidade e desrespeita leis de trânsito.

Os Jaquetinhas Negras

Assim são carinhosamente chamados os filhos e parentes mais novos dos integrantes que já frequentam e sonham em andar sobre duas rodas. 

Na sala de troféus, adesivos e certificados que são trocados entre motoclubes em cada evento, as crianças se abrem e mostram que conhecem de moto, das regras do motoclube e já idealizam ser a nova geração de integrantes. Veja o vídeo.

Com a palavra, O Presidente

Sérgio Americano, um dos fundadores do motoclube Jaquetas Negras, atualmente com 40 integrantes (sem o garupa), é policial militar aposentado, já andava de moto mas somente depois de participar do primeiro encontro em uma viagem, em grupo, decidiu montar o Jaquetas Negras. 

Ele fala da alegria das crianças ao ver o grupo chegar nas cidades: “Todo mundo gosta, essa lenda de chegar motoqueiro fazendo bagunça não tem. Motoqueiro chega para levar alegria. As crianças querem sentar na moto e o pessoal quer tirar foto com a gente”.

Conta também das ações filantrópicas que o moto clube participa: “A gente faz um churrasco e recolhe alimento, roupa ou leite e leva para os locais. Fazemos em Dia das crianças, Natal, depois a gente entrega em alguns abrigos. Os motoclubes menores ajudam os maiores e entregam juntos”.

Além de ação social, o moto clube promove palestras três vezes por ano para os integrantes e convida até outros motoclubes de Juiz de Fora. Voltadas para o trânsito e como viajar em grupo, revelam o cuidado com os motociclistas: “Já aconteceu de novato ultrapassar pela direita e até carros pelo acostamento e isso não pode acontecer. Toda ultrapassagem é pela esquerda, sempre pela esquerda. A gente prima muito pelas regras de trânsito”, como afirma Sérgio Americano.

O presidente do Jaquetas Negras fala sobre as regras para participar e como o grupo se organiza. Diferente da rivalidade vista em outras paixões, os motoclubes são parceiros tanto na hora de fazer eventos e doações, como nas festas dos outros grupos. Confira o vídeo.

O churrasco de aniversário do Jaquetas Negras acontece sábado, 22 de outubro, às 12h na Sede, que fica na Rua Virgulino João da Silva 100, em São Pedro Juiz de Fora.

© 2016 por Veja o Bem. 

bottom of page