Papo de Preta - empoderamento de sucesso
Em setembro é comemorado 1 ano do Canal Papo de Preta
Responsável por uma conversa informal que leva a várias discussões sérias sobre racismo, a dupla leva a sociedade a discutir aquilo que antes ninguém falava, mas sem levantar bandeiras de movimentos apenas falando o que as incomoda.
No canal as postagens são semanais e já conta com 8.194 inscritos, 171.939 visualizações desde 29 de setembro quando foi feita a primeira postagem até hoje, 05/09/16 14:54 horário de Brasília.
A jornalista e idealizadora do canal Maristela Rosa já se interessava pelo assunto, escrevia nas redes sociais mas sentiu a necessidade de discutir a temática através de vídeos. Foi quando convidou, em setembro de 2015, a também jornalista Natália Romualdo e o canal foi criado. Ela conta no áudio abaixo.
Natália Romualdo fala sobre a escassez de espaços para esse tipo de debate o que é considerado para ela o diferencial do canal, ser um desses ambientes de troca que tem atraído muita gente de fora, inclusive. Confira no áudio.
Giovanni Vezzarani, que as assiste sempre, conta no vídeo como as questões levantadas influenciam seu trabalho.
A seguidora Lucínia Altomar que assiste e acompanha o canal fala sobre o que a atrai no bate papo das jornalistas.
O vídeo mais visto tem 36.974 visualizações "Sobre Caio (Namorado da Jout Jout) e Neymar Jr" mas o que mais justifica e aproxima da temática abordada no canal, é "10 coisas que irritam (quase) todas as mulheres negras!" que você confere abaixo.
Para divulgar o canal foi criado um perfil no Facebook atualmente com 1547 curtidas de mesmo nome e logomarca do canal no YouTube, e outro no Instagram, com 287 seguidores.
Além disso, elas participam de vários eventos, como o Encrespa Geral JF, que valorizam a cultura negra e geram discussão pró-empoderamento.